quarta-feira, junho 28, 2006

Correio à borla

Digital ??? - O correio digital acabadinho de sair do forno do governo promete dez milhões de caixas de correio gratuitas, uma por cada português. Tudo dentro do espírito do plano tecnológico e da desburocratização do Estado.
Quem preenche o formulário online tem de ficar à espera de uma carta registada dos ctt para activar o serviço.
Como a maioria dos portugueses não está em casa em horário laboral...
... Já se encontraram mais dez milhões de desculpas para se faltar uma manhã ao trabalho.

Etiquetas:

segunda-feira, junho 26, 2006

Vitamina C

Depois do sumo de laranja...
... o garrafão português

Etiquetas: ,

sexta-feira, junho 23, 2006

Caixa de Correio

para quem vai de férias e não sabe onde deixar o computador

Etiquetas:

terça-feira, junho 20, 2006

A Janela


Ver para Crer - Dois homens, gravemente doentes, partilhavam o mesmo quarto do hospital. Um deles podia sentar-se na sua cama durante uma hora, todas as tardes. A cama estava próximo da única janela do quarto. O outro homem, devido à sua doença, tinha de ficar sempre deitado de costas.
Todas as tardes, quando o homem da cama perto da janela se sentava, passava tempo a descrever ao seu companheiro de quarto todas as coisas que conseguia ver do lado de fora da janela.
O homem da cama do lado começou a viver à espera desses períodos de uma hora, em que o seu mundo era alargado e animado por toda a actividade e cor que lhe era descrita do que existia do lado de fora da janela.
No exterior havia um parque com um lindo lago. Patos e cisnes, chapinhavam na água enquanto as crianças brincavam com os seus barquinhos. Jovens namorados caminhavam entre as flores de todas as cores do arco-íris. Velhas árvores velhas acariciavam a paisagem e uma ténue vista da silhueta da cidade podia ser vislumbrada no horizonte. Enquanto o homem da cama perto da janela descrevia este cenário com extraordinário pormenor, o homem no outro lado do quarto fechava os olhos e imaginava as pitorescas cenas. Um dia, o homem perto da janela descreveu um desfile que ia a passar. Embora o outro homem não conseguisse ver e ouvir a banda, conseguia vê-la e ouvi-la na sua mente, enquanto o seu companheiro a retratava através de palavras bastante descritivas.
Certa manhã, a enfermeira chegou ao quarto e encontrou o corpo sem vida do homem que estava perto da janela.
O outro homem, ainda triste pela morte do seu companheiro, perguntou se podia ser transferido para a cama perto da janela. A enfermeira concordou e fez-se a troca. Depois de se certificar de que o homem estava bem instalado, a enfermeira deixou o quarto.
Lentamente, e cheio de dores, o homem ergueu-se, apoiado no cotovelo, para contemplar o mundo lá fora. Ao olhar para o exterior verificou que a janela dava para uma parede de tijolo! O homem perguntou à enfermeira o que teria motivado o seu falecido companheiro de quarto a descrever coisas tão maravilhosas do lado de fora da janela. A enfermeira respondeu que o homem que falecera nem sequer conseguia ver a parede por ser cego.
Moral da História: Há uma felicidade tremenda em fazer os outros felizes, apesar dos nossos próprios problemas.

Etiquetas:

segunda-feira, junho 19, 2006

Imagens Chocantes


Procissão do Piercing Sagrado - O Festival Vegetariano de Phuket, na Tailândia, é conhecido pela excentricidade dos peregrinos que se abstêm de comer carne durante os nove dias festivos e no final oferecem um recital asiático de auto-flagelação. As demonstrações de coragem com piercings bizarros vão desde bicicletas que perfuram a face e ficam penduradas nos maxilares, a berbequins com brocas que atravessam a língua, até faquires com o rosto cravado de punhais. Vale tudo nesta festa que promove a comida vegetariana e a mutilação do corpo dos devotos.

Etiquetas: ,

quinta-feira, junho 15, 2006

Assalto no Farwest

E Tudo o Vento Levou - Nos Estados Unidos da América, uma auditoria do Tribunal de Contas revelou que mais de 1.000 milhões de dólares (cerca de 800 milhões de euros) de ajudas federais foram desviados, de forma fraudulenta, depois da passagem dos furacões Katrina e Rita. O dinheiro foi usado para os mais diversos fins: vídeos pornográficos, despesas em clubes de strip-tease, férias de luxo, champanhe e até para pagar honorários a um advogado num processo de divórcio. Entre os beneficiários destacam-se reclusos em estabelecimentos prisionais e até um cidadão cuja morada é a mesma do cemitério de Nova Orleães.
Este é mais um exemplo de como falham os sistemas de ajuda humanitária e de como o homem é perito em defraudar o próximo, violando sistematicamente o Dez Mandamentos.
Moral da história: aqueles que mais precisam ficam sempre a “chuchar no dedo”.

Etiquetas: ,

segunda-feira, junho 12, 2006

Anúncio

Vndo maquina d scrvr com falta d uma tcla

Etiquetas:

sexta-feira, junho 09, 2006

Pancada no Templo

Etiquetas:

quinta-feira, junho 08, 2006

Bi-Idolatria

Futebol e Religião - Os mexicanos fazem do futebol a verdadeira religião nacional. Para muitos desapaixonados pelo desporto-rei, isto é idolatria. Com a febre do Campeonato do Mundo de Futebol, até os santinhos dos altares foram vestidos a rigor como verdadeiros jogadores, oriundos do clube do céu para dar uma ajuda extra aos atletas mexicanos.
A selecção portuguesa também levou para a Alemanha uma réplica da santinha mais conhecida dos portugueses. Dentro de dias é disputado o jogo mais católico do torneio, quando México e Portugal se encontrarem no derradeiro embate do grupo: “São Jesus dos Milagres” versus “Nossa Senhora de Fátima”.
Se ganharmos o Mundial, muitas velas serão acesas na Cova da Iria.
Mas quantas vidas se estão a apagar no continente africano pelo simples facto de andarmos distraídos com as nossas idolatrias?

Não vos garanti eu já, desde há tanto tempo, que vos salvaria? Vocês são testemunhas em como não há outro Deus! Não conheço mais ninguém!
Como são loucos os que fabricam ídolos para lhes servirem de deuses. As suas petições ficam sem resposta. E eles próprios são testemunhas em como é mesmo assim, porque os seus ídolos não vêem nem conhecem.
Quem se não um doido se lembraria de fazer para si um deus, ídolo sem valor algum?
O marceneiro pega no machado para fabricar um ídolo. Tira as medidas, faz as marcas necessárias e começa assim a esculpir um rosto humano. Por fim, tem na sua frente uma imagem, que até pode ser muito perfeita, mas que nem sequer é capaz de se mover do seu lugar… fabricam um deus para si, um deus esculpido! Inclinam-se perante ele. Adoram-no e fazem-lhe orações – “Livra-me”, dizem-lhe. “Tu és o meu deus!”
Tanta ignorância e tanta estupidez!
E nenhum deles reconsidera, nenhum deles pensa um bocado e diz para consigo: “Mas isto que tenho na minha frente não passa afinal de um simples pedaço de madeira! Será realmente justo que me ajoelhe na frente de um pedaço de lenha?”. Esse pobre e enganado está-se a alimentar como que de cinzas; está a confiar em algo que nunca lhe poderá dar ajuda de espécie alguma. E para cúmulo não tem em si entendimento suficiente sequer para reflectir e dizer para consigo: “Não será que esta coisa, este ídolo que estou a segurar nas mãos, é uma profunda mentira?!”
(Bíblia Sagrada, Livro do Profeta Isaías, Capítulo 44, versículos 8 a 10, 13 a 14 e 17 a 20)

Etiquetas: , ,

quarta-feira, junho 07, 2006

Outra Vez os Cartoons


Da Vinci Decifrado - Alguns cartoons publicados pela imprensa dinamarquesa acenderam o rastilho do ódio fundamentalista e rebentaram manifestação de extremismo islâmico pelos quatro cantos do globo.
Desta vez foi a televisão britânica G2 a parafrasear o quadro de “A Última Ceia”, de Leonardo Da Vinci. A indignação com o uso abusivo de figuras sagradas esbarrou no muro do silêncio da comunicação social do Ocidente. Chamaram-lhe “A Última Ceia de Sven”, numa clara alusão ao seleccionador inglês, o sueco Sven-Goran Eriksson, que após o Mundial de Futebol na Alemanha abandona o cargo. No lugar de Jesus aparece David Beckham, capitão da equipa britânica, com a taça do Mundial, rodeado pelos restantes jogadores e respectivo técnico, em detrimento dos apóstolos.
Para o autor, que gosta de mergulhar em águas desconhecidas, aqui fica um contra-cartoon.

Etiquetas: ,

terça-feira, junho 06, 2006

Estudar à Força

O Preço da Liberdade - Não é a revolução estudantil que abalou França em Maio de 68. Não é o massacre da Praça Tiananmem, com o exército chinês a responder através da força das armas para restaurar a ordem nas ruas de Pequim.
É apenas mais uma manifestação de estudantes chilenos, em Santiago, a reivindicar alterações do sistema educativo, entre outras exigências de âmbito social.
Por que se repetem as mesmas imagens e mudam apenas os lugares na geografia do globo?

Etiquetas: ,

segunda-feira, junho 05, 2006

Neve

"A neve não existe, pois nunca a vi nem tive dela qualquer sinal."
É assim que se expressa a fé de um ateu tropical pouco viajado

Etiquetas:

sexta-feira, junho 02, 2006

Multidão

OKLOS - É o termo em grego “koiné” – a linguagem do povo nos tempos bíblicos do Novo Testamento – para definir MULTIDÃO.
Foi Deus que inventou a multidão depois de concluir a obra-prima da Criação.

Deus criou então o homem semelhante ao seu Criador;
assim Deus criou o homem;
Homem e mulher – foi assim que ele os fez.
Deus os abençoou, e disse-lhes “multipliquem-se, encham a terra…”

(Livro de Génesis, capítulo 1, versículos 27 a 29)

Foi uma multidão que saudou efusivamente a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém

E muitíssima gente estendia os seus vestidos pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, e os espalhavam pelo caminho. E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: “Hosana ao Filho de David; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!”
(Bíblia Sagrada, Evangelho segundo Mateus, capitulo 21, versículos 8 e 9)

Foi a mesma multidão que condenou Cristo à morte mais infame da história.

“Que farei deste homem a quem chamam Rei dos Judeus?”
E a multidão respondeu em grande gritaria: “Crucifica-o!”
“Mas por que motivo? “, insistiu Pilatos, “Que mal fez ele?”
E o povo rugia cada vez mais alto: “Crucifica-o!”
Pilatos com medo da um tumulto e desejoso de agradar ao povo, soltou Barrabás e mandou açoitar Jesus, entregando-o para ser crucificado.

(Bíblia Sagrada, Evangelho segundo Marcos, capitulo 15, versículos 12 a 15)

As multidões são incontroláveis.
Por vezes, é um escândalo estar certo quando a multidão está errada.

Etiquetas: ,

quinta-feira, junho 01, 2006

Dia Mundial da Criança

Heróis de palmo-e-meio – 1 de Junho é a data escolhida para se comemorar o Dia Mundial da Criança. É tempo de alegria. Chegou a hora de levar os mais pequenos ao jardim zoológico ou a um parque de diversões. É a melhor oportunidade de expressarmos o nosso amor a quem nos faz sorrir.
Mas no mundo onde vivemos nem todas as crianças têm direito a uma bicicleta ou a um simples gelado. Muitas são vítimas de maus-tratos e obrigadas e trabalhar em servidão doméstica. Algumas são abandonadas pela família e depositadas em orfanatos ou largadas na rua, vivendo da mendicidade ou dos lucros do crime organizado. Outras são presas fáceis dos pedófilos e das redes de prostituição. Segundo dados fornecidos pela Organização Internacional do Trabalho, cerca de 250 milhões de meninos, entre 5 e 14 anos, são vítimas do trabalho infantil. A UNICEF estima que mais de 171 milhões de crianças trabalha em condições perigosas, em contacto com produtos químicos ou pesticidas. Muitas estão invisíveis às estatísticas por laborarem em minas. Um milhão vive em prisões. Nos países em desenvolvimento, 143 milhões são órfãos.
Aqui fica o relato de um menino herói que para garantir a sobrevivência foi obrigado a trocar a infância pelo trabalho.
Nome: João do Tijolo
Idade: Nove anos
Naturalidade:
São Paulo, Brasil
Profissão: Carregador de tijolos
Horário de trabalho: Desde o amanhecer até ao pôr-do-sol
Salário: Um prato de comida por dia
Escolaridade: Nunca frequentou a escola


Etiquetas: ,