quarta-feira, janeiro 30, 2008

Neve em Lisboa

Cidade gelada - As Alterações Climáticas foram uma das bandeiras da Presidência Portuguesa da União Europeia. Lisboa acolheu as Jornadas Europeias do Ambiente e antes disso Al Gore tinha passado pela capital na sua cruzada planetária. A União Europeia convidou as cidades capitais europeias para se juntarem na luta contra as Alterações Climáticas. Atenas e Lisboa recusaram o convite. As dificuldades financeiras foram o motivo alegado pela autarquia alfacinha. O Porto não perdeu tempo e já tem um programa para redução das emissões de gases com efeito estufa. Sã Fernandes que tutela o pelouro do Ambiente há muito que despiu a armadura de D.Quixote e vestiu o pijama de vereador burguês.

Etiquetas: ,

sexta-feira, janeiro 25, 2008

I Have a Dream

Martin Luther King - O apóstolo da "Não Violência" mudou a América e foi porventura a maior referência do século XX. Dr. King foi pastor evangélico e fervoroso activista pela igualdade racial. Quase 40 anos depois da sua morte, os cristãos recordam o homem que teve um sonho para a América e apenas foi silenciado por um tiro de caçadeira. Para recordar King nada melhor que uma música dos U2 e a leitura bíblica de Provérbios 31:8-9.


Etiquetas: ,

quinta-feira, janeiro 24, 2008

Artistas dão Voz pelos Pobres

Notas anti-pobreza - Um conjunto de artistas cristãos juntou-se num retiro na Escócia para compor músicas e angariar verbas a favor das comunidades pobres. Tim Hughes que participou na campanha "Be Part of a Miracle" promovida pela Tearfund, Graham Kendrick, Darlene Zschech, Michael W. Smith e Israel Houghton (na foto), juntamente com Martin Smith e Stu Garrard (Delirous?) Steven Curtis Chapman, Michael W. Smith, entre outros.
Os Delirious? que fundaram a Compassionart e promoveram este encontro, vão tocar no pavilhão Paz e Amizade, em Loures, dentro de algumas semanas.

Etiquetas: ,

quarta-feira, janeiro 23, 2008

Dilúvio

Cheias da Morte - O centro de Moçambique foi novamente assolado por inundações. Dezenas de milhares de pessoas já abandonaram as suas casas. Os danos materiais são avultados, principalmente devido à destruição de campos agrícolas. As alterações climáticas são cada vez mais frequentes e consituem um dos maiores entraves ao desenvolvimento das nações pobres. É no Ocidente que se produz a maior quantidade de gases com efeito estufa, mas são as comunidades mais desfavorecidas do Sul que sofrem as consequências do aquecimento global.

Etiquetas: , ,

segunda-feira, janeiro 21, 2008

Tele-Divórcio

Sem Rede - Os países islâmicos estão a aderir ao tele-divórcio. Segundo a Charia, lei islâmica, um divórcio pode ocorrer em três situações: decisão do marido ou da esposa (conhecido por talaq), mútuo acordo (khula) ou ordem judicial (tafriq). No caso do talaq, "o divórcio pode ser concretizado através de qualquer forma de expressão que denote o fim do casamento" mas outros documentos explicam que só se torna efectivo quando a frase "divorcio-me de ti" é repetida três vezes no espaço de três meses.
Bastam três SMS (mensagens escritas por telemóvel) para um homem se divorciar de uma mulher no Egipto. O problema é se o telemóvel do cônjuge está desligado e saber se uma SMS não recebida tem validade para oficializar a separação.
No Dubai, foram contabilizados 16 divórcios por SMS entre Abril e Junho de 2001. Na Malásia, desde 2003 que a prática do divórcio por meios electrónicos (SMS, fax ou e-mail) passou a ser legalmente reconhecida.
O melhor é não usar telemóvel…

Etiquetas: ,

domingo, janeiro 20, 2008

Estrada da Cruz

O Peso da Tradição - A expansão de uma estrada no centro das Honduras obrigou à exumação de 153 cádaveres que se encontravam sepultados no cemitério da localidade de Ojo de Agua.
O respeito pela memória dos mortos agitou a comunidade local que ao mesmo tempo ignora a pobreza extrema de milhões de vivos à sua volta.
Só mesmo Aquele que saltou do túmulo pode trazer vida a almas enterradas nas suas convicções.

Etiquetas: ,