sábado, fevereiro 18, 2006

Fórum - Cartoons e Pastorinha

Iniciamos um fórum de reflexão sobre temas da actualidade. Globalmente, estendemos o olhar até aos cartoons da discórdia e colocamos nos pratos da balança os óculos do Islão e a lupa do Ocidente. Localmente, espreitamos para o fenómeno de Fátima e a bola de neve mediática que se formou para ver a trasladação do corpo da irmã Lúcia. Será que novos cartoons serão disparados por atiradores furtivos?

Etiquetas:

9 Comments:

At 19 fevereiro, 2006 01:26, Blogger salmista said...

29 de Abril de 1992. Rodney King, nasceu negro e foi espancado por um grupo de polícias de raça branca. As câmaras mostraram as imagens e acendeu-se o rastilho para explodir o barril do ódio racial. Los Angeles tornou-se um inferno. Violência sem regras. Lojas pilhadas. A velha sirene do apartheid voltara a tocar.
Os cartoons do jornal dinamarquês foram apenas a gota de água num copo há muito a transbordar. Invasão do Afeganistão e do Iraque. A prisão norte-americana na base de Guantanamo, em Cuba, foi palco de barbárie e violação da carta dos Direitos Humanos e dos Tratados sobre prisioneiros de guerra. O orgulho ferido do Islão aproveitou a fragilidade de uma Dinamarca de brandos costumes para os líderes religiosos incitarem as massas, queimar bandeiras e ofender os símbolos nacionais do Ocidente e espalhar a violência, assaltando e queimando embaixadas e eliminando alguns cidadãos inocentes.
No mundo em que vivemos existem feridas que nunca foram saradas.
O “eixo do mal” desenhado por George W. Bush está algures no mapa. Religião, família e pátria constituem os vértices de um triângulo inseparável, onde são impenetráveis os valores da democracia, da liberdade de expressão, do direito da igualdade entre homens e mulheres ou a crença em outra religião.
O secularismo ocidental alicerçado no capitalismo selvagem construiu a lei da tolerância onde a sátira dos povos do oriente e a ridicularização da religião são coisas sem importância e onde ser gay até parece estar na moda.
Fazer explodir aviões nas torres gémeas ou saltar com um cinturão de granadas para dentro de um autocarro são considerados actos de terrorismo.
Enviar mísseis teleguiados e invadir um Estado soberano sob o pretexto da existência de armas químicas e biológicas e a instauração da democracia são actos de bravura e de protecção da paz mundial.
Se contarmos a mesma história no Islão, seremos queimados vivos e haverá uma festa pela morte de mais infiéis.
No caminho da reflexão aparecem sempre as palavras e acções de um homem - Jesus Cristo - que palmilhou as ruas de Jerusalém e da Palestina: “Ouvistes o que foi dito: ‘Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo’. Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos”.

 
At 19 fevereiro, 2006 01:34, Blogger salmista said...

Posição da Aliança Evangélica Europeia

Publication of Danish Cartoons

As a group of people with deep faith convictions, the European Evangelical
Alliance understands the upset among our Muslim friends and co-citizens
about something that they perceive to be deeply insulting to their faith.

At the same time, as Europeans, we also understand that our largely
secularised societies find this upset incomprehensible. The satirising or
criticism of faith is common in European media. Other faith communities (particularly Christians), while often being upset, have got used to these comments.

The European Evangelical Alliance strongly supports the principle of
freedom of speech and an independent media. At the same time, while we
believe people should be free to express what they wish, we long for a
society in which people think hard before expressing ideas that are bound
to cause deep offence.

The EEA condemns all the violence associated with the controversy, and all incitements to violence: we believe these violent reactions only serve to make matters worse. The nation of Denmark, which also has a strong tradition of contributing very positively to the wider world, does not deserve the anger expressed towards it, because of the publications of a private newspaper.

The European Evangelical Alliance appeals to all concerned parties to reflect and
to enter into open and sensitive dialogue. As part of our civic duty as
committed Christian people, we stand ready to help any such conversation
between affected parties, and, in a spirit of mutual respect and
willingness, to find peaceful ways forward for the welfare of all of
Europe's citizens.

8 February 2006
European Evangelical Alliance

 
At 19 fevereiro, 2006 14:51, Blogger salmista said...

Fátima é cada vez mais o epicentro do catolicismo português. É na Cova da Iria que reside o fenómeno popular. Desde as aparições na época do Estado Novo, passando pelas visitas papais e as muitas peregrinações a cada dia 13.
Mas o mais surpreendente, ou talvez não, é a conversão e vassalagem dos órgãos de comunicação social, com as televisões generalistas a encharcarem os telespectadores de horas ininterruptas de imagens sobre a trasladação do corpo da irmã Lúcia.
Se a vidente de Fátima é uma personagem marcante do fenómeno religioso lusitano, é no mínimo estranho que se catapulte a personagem para um patamar superior ao funeral de um Chefe de Estado.
Os portugueses gostam de ter e de ver os seus heróis, ainda que mortos.
Lúcia passou décadas da sua vida enclausurada num convento e longe dos fiéis, sob o pretexto de um segredo guardado a sete chaves. Depois de morta e sepultada, a vidente volta ao lugar onde tudo começou.
Será que a pastorinha terá direito a um cartoon?

 
At 25 fevereiro, 2006 02:31, Anonymous Anónimo said...

A Aliança Evangélica Europeia afirmou que a liberdade de expressão mas ao mesmo tempo anseia uma sociedade em que a expressão é precedida de forte reflexão. Aqui está uma das questões chave. Na maioria dos casos os direitos fazem-se acompanhar dos deveres e vice-versa. Uma sociedade em que se respeita esta ideia é uma esperança para uns e um pressuposto para outros. Será um bom pressuposto? Talvez sim, talvez não. Lembra-me de algo que ouvi na rádio há dias. Alguém propôs a limitar a potencia dos veiculos portugueses de maneira que estes não possam ultrapassar velocidades superiores às legais, nomeadamente 120km/h. Uma das criticas imediatas foi que essa proposta era um atentado à liberdade individual. O cidadão tem o direito de escolher a velocidade a que se desloca de carro. Mas também tem o dever de não ultrapassar o limite legal. Direito. Dever. O que fazer. Para que lado tendemos com mais facilidade? Era apenas um exemplo, mas a ideia é a mesma. Posto isto a minha resposta, para já, é: na tal sociedade em a Aliança Evangélica Europeia almeja (e eu também!) a pastorinha já tinha um cartoon mais que merecido!

 
At 12 junho, 2006 01:29, Anonymous Anónimo said...

Hey what a great site keep up the work its excellent.
»

 
At 04 julho, 2006 15:37, Anonymous Anónimo said...

Greets to the webmaster of this wonderful site. Keep working. Thank you.
»

 
At 21 julho, 2006 09:03, Anonymous Anónimo said...

Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»

 
At 06 fevereiro, 2007 20:46, Anonymous Anónimo said...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it Accutane moisturizers Can enlarge penis Samsung d103 camcorder review Land rover head light washer replacement volkswagen motor jetta carat 92 Pioneer elite dvd player bmw performance race parts famous interior designer biography wheel chair lifts used camcorder canon oder sony Longview driveway paving

 
At 27 junho, 2008 11:33, Blogger Kellen said...

Salmo 37:1 Não te enfades por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade. Salmo 37:2 Pois em breve murcharão como a relva, e secarão como a erva verde. Salmo 37:3 Confia no Senhor e faze o bem; assim habitarás na terra, e te alimentarás em segurança. Salmo 37:4 Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração. Salmo 37:5 Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará. Salmo 37:6 E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu direito como o meio-dia. Salmo 37:7 Descansa no Senhor, e espera nele; não te enfades por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa maus desígnios. Salmo 37:8 Deixa a ira, e abandona o furor; não te enfades, pois isso só leva à prática do mal. Salmo 37:9 Porque os malfeitores serão exterminados, mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra. Salmo 37:10 Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; atentarás para o seu lugar, e ele ali não estará. Salmo 37:11 Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz. Salmo 37:12 O ímpio maquina contra o justo, e contra ele range os dentes, Salmo 37:13 mas o Senhor se ri do ímpio, pois vê que vem chegando o seu dia. Salmo 37:14 Os ímpios têm puxado da espada e têm entesado o arco, para derrubarem o poder e necessitado, e para matarem os que são retos no seu caminho. Salmo 37:15 Mas a sua espada lhes entrará no coração, e os seus arcos quebrados. Salmo 37:16 Mais vale o pouco que o justo tem, do que as riquezas de muitos ímpios. Salmo 37:17 Pois os braços dos ímpios serão quebrados, mas o Senhor sustém os justos. Salmo 37:18 O Senhor conhece os dias dos íntegros, e a herança deles permanecerá para sempre. Salmo 37:19 Não serão envergonhados no dia do mal, e nos dias da fome se fartarão. Salmo 37:20 Mas os ímpios perecerão, e os inimigos do Senhor serão como a beleza das pastagens; desaparecerão, em fumaça se desfarão. Salmo 37:21 O ímpio toma emprestado, e não paga; mas o justo se compadece e dá. Salmo 37:22 Pois aqueles que são abençoados pelo Senhor herdarão a terra, mas aqueles que são por ele amaldiçoados serão exterminados. Salmo 37:23 Confirmados pelo Senhor são os passos do homem em cujo caminho ele se deleita; Salmo 37:24 ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor lhe segura a mão. Salmo 37:25 Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão. Salmo 37:26 Ele é sempre generoso, e empresta, e a sua descendência é abençoada. Salmo 37:27 Aparta-te do mal e faze o bem; e terás morada permanente. Salmo 37:28 Pois o Senhor ama a justiça e não desampara os seus santos. Eles serão preservados para sempre, mas a descendência dos ímpios será exterminada. Salmo 37:29 Os justos herdarão a terra e nela habitarão para sempre. Salmo 37:30 A boca do justo profere sabedoria; a sua língua fala o que é reto. Salmo 37:31 A lei do seu Deus está em seu coração; não resvalarão os seus passos. Salmo 37:32 O ímpio espreita o justo, e procura matá-lo. Salmo 37:33 O Senhor não o deixará nas mãos dele, nem o condenará quando for julgado. Salmo 37:34 Espera no Senhor, e segue o seu caminho, e ele te exaltará para herdares a terra; tu o verás quando os ímpios forem exterminados. Salmo 37:35 Vi um ímpio cheio de prepotência, e a espalhar-se como a árvore verde na terra natal. Salmo 37:36 Mas eu passei, e ele já não era; procurei-o, mas não pôde ser encontrado. Salmo 37:37 Nota o homem íntegro, e considera o reto, porque há para o homem de paz um porvir feliz. Salmo 37:38 Quanto aos transgressores, serão à uma destruídos, e a posteridade dos ímpios será exterminada. Salmo 37:39 Mas a salvação dos justos vem do Senhor; ele é a sua fortaleza no tempo da angústia. Salmo 37:40 E o Senhor os ajuda e os livra; ele os livra dos ímpios e os salva, porquanto nele se refugiam. Salmo 37



Salmo 38:1 Ó Senhor, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor. Salmo 38:2 Porque as tuas flechas se cravaram em mim, e sobre mim a tua mão pesou. Salmo 38:3 Não há coisa sã na minha carne, por causa da tua cólera; nem há saúde nos meus ossos, por causa do meu pecado. Salmo 38:4 Pois já as minhas iniqüidades submergem a minha cabeça; como carga pesada excedem as minhas forças. Salmo 38:5 As minhas chagas se tornam fétidas e purulentas, por causa da minha loucura. Salmo 38:6 Estou encurvado, estou muito abatido, ando lamentando o dia todo. Salmo 38:7 Pois os meus lombos estão cheios de ardor, e não há coisa sã na minha carne. Salmo 38:8 Estou gasto e muito esmagado; dou rugidos por causa do desassossego do meu coração. Salmo 38:9 Senhor, diante de ti está todo o meu desejo, e o meu suspirar não te é oculto. Salmo 38:10 O meu coração está agitado; a minha força me falta; quanto à luz dos meus olhos, até essa me deixou. Salmo 38:11 Os meus amigos e os meus companheiros afastaram-se da minha chaga; e os meus parentes se põem à distância. Salmo 38:12 Também os que buscam a minha vida me armam laços, e os que procuram o meu mal dizem coisas perniciosas, Salmo 38:13 Mas eu, como um surdo, não ouço; e sou qual um mudo que não abre a boca. Salmo 38:14 Assim eu sou como homem que não ouve, e em cuja boca há com que replicar. Salmo 38:15 Mas por ti, Senhor, espero; tu, Senhor meu Deus, responderás. Salmo 38:16 Rogo, pois: Ouve-me, para que eles não se regozijem sobre mim e não se engrandeçam contra mim quando resvala o meu pé. Salmo 38:17 Pois estou prestes a tropeçar; a minha dor está sempre comigo. Salmo 38:18 Confesso a minha iniqüidade; entristeço-me por causa do meu pecado. Salmo 38:19 Mas os meus inimigos são cheios de vida e são fortes, e muitos são os que sem causa me odeiam. Salmo 38:20 Os que tornam o mal pelo bem são meus adversários, porque eu sigo o que é bom. Salmo 38:21 Não me desampares, ó Senhor; Deus meu, não te alongues de mim. Salmo 38:22 Apressa-te em meu auxílio, Senhor, minha salvação. Salmo 38



Salmo 39:1 Disse eu: Guardarei os meus caminhos para não pecar com a minha língua; guardarei a minha boca com uma mordaça, enquanto o ímpio estiver diante de mim. Salmo 39:2 Com silêncio fiquei qual um mundo; calava-me mesmo acerca do bem; mas a minha dor se agravou. Salmo 39:3 Escandesceu-se dentro de mim o meu coração; enquanto eu meditava acendeu-se o fogo; então com a minha língua, dizendo; Salmo 39:4 Faze-me conhecer, ó Senhor, o meu fim, e qual a medida dos meus dias, para que eu saiba quão frágil sou. Salmo 39:5 Eis que mediste os meus dias a palmos; o tempo da minha vida é como que nada diante de ti. Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade. Salmo 39:6 Na verdade, todo homem anda qual uma sombra; na verdade, em vão se inquieta, amontoa riquezas, e não sabe quem as levará. Salmo 39:7 Agora, pois, Senhor, que espero eu? a minha esperança está em ti. Salmo 39:8 Livra-me de todas as minhas transgressões; não me faças o opróbrio do insensato. Salmo 39:9 Emudecido estou, não abro a minha boca; pois tu és que agiste, Salmo 39:10 Tira de sobre mim o teu flagelo; estou desfalecido pelo golpe da tua mão. Salmo 39:11 Quando com repreensões castigas o homem por causa da iniquidade, destróis, como traça, o que ele tem de precioso; na verdade todo homem é vaidade. Salmo 39:12 Ouve, Senhor, a minha oração, e inclina os teus ouvidos ao meu clamor; não te cales perante as minhas lágrimas, porque sou para contigo como um estranho, um peregrino como todos os meus pais. Salmo 39:13 Desvia de mim o teu olhar, para que eu tome alento, antes que me vá e não exista mais. Salmo 39



Salmo 40:1 Esperei com paciência pelo Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor. Salmo 40:2 Também me tirou duma cova de destruição, dum charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. Salmo 40:3 Pôs na minha boca um cântico novo, um hino ao nosso Deus; muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor. Salmo 40:4 Bem-aventurado o homem que faz do Senhor a sua confiança, e que não atenta para os soberbos nem para os apóstatas mentirosos. Salmo 40:5 Muitas são, Senhor, Deus meu, as maravilhas que tens operado e os teus pensamentos para conosco; ninguém há que se possa comparar a ti; eu quisera anunciá-los, e manifestá-los, mas são mais do que se podem contar. Salmo 40:6 Sacrifício e oferta não desejas; abriste-me os ouvidos; holocauto e oferta de expiação pelo pecado não reclamaste. Salmo 40:7 Então disse eu: Eis aqui venho; no rolo do livro está escrito a meu respeito: Salmo 40:8 Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração. Salmo 40:9 Tenho proclamado boas-novas de justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios; Salmo 40:10 Não ocultei dentro do meu coração a tua justiça; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação; não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade. Salmo 40:11 Não detenhas para comigo, Senhor a tua compaixão; a tua benignidade e a tua fidelidade sempre me guardem. Salmo 40:12 Pois males sem número me têm rodeado; as minhas iniqüidades me têm alcançado, de modo que não posso ver; são mais numerosas do que os cabelos da minha cabeça, pelo que desfalece o meu coração. Salmo 40:13 Digna-te, Senhor, livra-me; Senhor, apressa-te em meu auxílio. Salmo 40:14 Sejam à uma envergonhados e confundidos os que buscam a minha vida para destruí-la; tornem atrás e confundam-se os que me desejam o mal. Salmo 40:15 Desolados sejam em razão da sua afronta os que me dizem: Ah! Ah! Salmo 40:16 Regozijem-se e alegrem-se em ti todos os que te buscam. Digam continuamente os que amam a tua salvação: Engrandecido seja o Senhor. Salmo 40:17 Eu, na verdade, sou pobre e necessitado, mas o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó Deus meu. Salmo 40

 

Enviar um comentário

<< Home