terça-feira, maio 30, 2006

Eu Tive Um Sonho

Escravos em Portugal - A foto mostra Martin Luther King, Jr. – Prémio Nobel da Paz, pastor evangélico e activista dos direitos cívicos e do movimento anti-apartheid - empolgado no seu famoso discurso "Eu tenho um sonho", em Marços de 1963, frente ao Memorial Lincoln, em Washington, durante a chamada “marcha pelo emprego e pela liberdade”, através de uma campanha de não-violência e de amor para com o próximo.
A América aboliu a escravatura. Mas mantém reféns Estados soberanos, pela força das armas ou da globalização da economia.
No Sudão, homens e mulheres que nasceram debaixo do mesmo sol que os senhores da guerra, são feitos prisioneiros e vendidos no mercado de escravos como na época dos Descobrimentos. A única diferença é que existem organizações cristãs e humanitárias no terreno a comprar a mercadoria e a dar-lhe o estatuto da liberdade.
A carne humana continua a ter mercado.
Em Espanha, estudantes universitárias portuguesas são assediadas para vender óvulos a troco de mil euros para pagarem os estudos em terras de nuestros hermanos. A imprensa empurrou para as páginas dos jornais mais uma família carenciada de Felgueiras, com duas crianças que cozem sapatos para a Zara a troco de míseros cêntimos, trazendo à memória as fábricas de mão-de-obra infantil na Índia ou no Paquistão.
É preciso fazer justiça!

Etiquetas: ,

3 Comments:

At 30 maio, 2006 01:26, Blogger Gerben en Julie said...

ola Salmista...apesar de me teres dito para fazer um comentario do post ou da foto, nao vou conseguir... nao sou muito bom nessas coisas.

 
At 30 maio, 2006 15:29, Anonymous Anónimo said...

O post é sobre escravatura e exploração de mão-de-obra barata e não sobre a América. Os Estados Unidos são citados pela forma globalizante como monopolizam a aldeia global de forma a controlarem o mercado internacional. Quem são as empresas que estão no Iraque, Afeganistão e em outros países que foram vítimas de intervenções militares? A polícia internacional só é bem-vinda quando é chamada a intervir e não sob o falso pretexto de armas quimicas e biológicas.

 
At 12 junho, 2006 01:29, Anonymous Anónimo said...

What a great site, how do you build such a cool site, its excellent.
»

 

Enviar um comentário

<< Home